Seguidores

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

A Casa da Flor, na Sala do Artista Popular /CNFCP

Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular / Iphan / Ministério da Cultura
A Casa da Flor – tudo caquinho transformado em beleza
de Amelia Zaluar
O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular e Amelia Zaluar lançam, na próxima quinta-feira, dia 20, às 18h, o livroA Casa da Flor – tudo caquinho transformado em beleza.
O texto é o resultado da pesquisa efetuada pela professora Amelia Zaluar com Gabriel Joaquim dos Santos, desde 1978 até 1985, quando o artista faleceu. A partir daí, a autora vem desenvolvendo trabalho de divulgação e de preservação da Casa da Flor, monumento tombado pelo Inepac/SEEC-RJ em 1986 e atualmente em processo de tombamento pelo IPHAN.
Teve sua primeira versão na forma de monografia que, em 1993, recebeu menção honrosa no Concurso Sílvio Romero, do CNFCP.
A obra, com 120 páginas e 94 fotografias, foi organizado pela autora em capítulos que apresentam: a biografia do artista; a descrição do espaço social e da ornamentação da edificação; os cadernos de apontamentos do artista; uma análise da autora sobre a “obra-prima da arquitetura espontânea em nosso país”. Seguem-se imagens poéticas faladas por Gabriel nas entrevistas e um capítulo sobre a restauração completa do imóvel em 2001, financiada pelo Ministério da Cultura, Fundação Palmares e Sociedade de Amigos da Casa da Flor, supervisionada pelo Inepac.
No mesmo dia, às 17h, acontece a abertura da exposição da Sala do Artista Popular “Fibras e tramas de Barreirinhas”.
Livro: A Casa da Flor – tudo caquinho transformado em belezade Amelia Zaluar
120 páginas
R$ 80,00
Dia 20 de dezembro, às 18h
Local: Biblioteca Amadeu Amaral, do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular
Rua do Catete, 179 (Metrô Catete)
Compareça, você não se arrependerá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário