Seguidores

terça-feira, 5 de julho de 2011

Cordel Encantado & São João Encantado

Alunas do Colégio Monsenhor Cleano
Professores do Colégio Monsenhor Cleano

CORDEL ENCANTADO & SÃO JOÃO ENCANTADO

Convidada a participar do São João Encantado da Escola Monsenhor Cleano que se dedica a resgatar tradições na cidade de Ipueiras-Ceará, não pensei duas vezes e corri para o meu sertão, pois Ipueiras é minha terra.

A festa inspirada na novela global, Cordel Encantado, das autoras Thelma Guedes e Duca Rachid encantou quem ali estava para prestigiar o evento.

Além do cenário com gravuras que nos remetiam à novela, professores e professoras vestidos com trajes do cangaço, comandavam a festa numa performance super interessante.

No evoluir do evento, uma dramatização imitando cenas de Jesuino, filho do Rei do Cangaço e de Açucena, filha do rei de Seráfia. Na trilha sonora destacava-se a música Maria Bonita, que sem dúvidas contagiou os presentes que animados cantavam juntos.

Se a novela Cordel Encantado, em seu direito de expressão, não foi baseada em um folheto de Cordel, com diálogos em versos, se não se ateve: a métrica, rima, estrofe, como reza a cartilha dos cordelistas de plantão, Ela trouxe a essência do cordel que são as histórias de princesas vindas da Europa e as histórias do cangaço próprias do Nordeste. Teve também a nobre missão de difundir o cordel e de acordar os nordestinos para suas tradições.

Quero parabenizar o Colégio Monsenhor Cleano por ter entrado no clima da novela e feito uma festa tão bonita, quero agradecer a homenagem a mim prestada e quero aplaudir a Globo pela novela, Cordel Encantado, que põe, além do cordel, o Nordeste em evidência.

 Foto e texto de Dalinha Catunda.
Visite: www.cantinhodadalinha.blogspot.com
www.rosarioecordel.blogspot.com

Um comentário:

  1. Dalinha, Fez bem em correr... Você SIM tem e mantem as origens. Sua riqueza temática (do sertão do Ceará, atravessando o país e chegando ao Rio de Janeiro, sem perder a vivacidade), riqueza de linguagem, estrutura narrativa dos versos, cadência ritmica das rimas e, sobretudo, o humor, a picardia e, ao mesmo tempo a leveza, que torna seus poemas belos.
    Esta festa, da qual você participou evidencia a penetração da grande mídia no Nordeste e, como você, diz auxilia no resgate das próprias memórias, que vão sendo deixadas de lado, no afão da busca dos valores dos grandes centros urbanos. PARABÉNS!!! E, corra sempre que puder para o seu aconchego.
    bjs,
    rosário

    ResponderExcluir