Seguidores

quarta-feira, 16 de março de 2011

PROTESTO DE MULHER!

 Olá amigos,
Estarei no "Encontro com poetas e Rodas de Cantoria" falando do Cordel nas novas mídias, da mulher no cordel, enfim, deste cordel que não se acanha e sai do Nordeste na bagagem e no coração do nordestino que hoje faz o cordel brilhar em todo e qualquer espaço.
O endereço do evento pode ser visto no convite. A entrada é franca. Teremos muito prazer em receber os amigos neste encontro por isto convido-os a conferir este movimento em prol do cordel.
Sou Dalinha Catunda, membro da ABLC. cadeira 25 que tem como patrono o poeta e folclorista cearense Juvenal Galeno.
PROTESTO DE MULHER
Em oito pés de Quadrão
Vou cantar preste atenção
Não venha dizer que não
Que não vou lhe obedecer.
Eu sou cria nordestina
E canto desde menina
Meu canto é minha sina.
Dispenso seu parecer.
*
Você que se diz poeta,
Do repente um atleta
Dono de obra completa
Que segue a tradição.
Você que dá nó em tripa
Em todos mete a ripa
Vá voar com sua pipa
Distante deste meu chão
*
Não venha meter colher,
No meu canto de mulher
Que canta como bem quer
Sem nunca se acanhar.
Sei que não sou repentista,
Sou um tanto anarquista
Mas se eu estou na pista
Não cheguei para apanhar
*
Eu não sou desaforada,
Nem tão pouco afamada
Só sigo a minha estrada.
Se quiser me acompanhar,
Eu digo: não sou novela!
Não caia nesta esparrela
Em mim você não atrela,
Pode o seu rumo Tomar.
*
Se você é sol sou lua
Que também hoje atua.
Meu canto levo pra rua
Já escapei do fogão!
Não fujo de cantoria,
Onde a dona poesia
Sai da boca de Maria
Que pisa firme no chão.
*
Homem deixe de besteira
Não estou de brincadeira
Meu canto não é asneira
Pra você me censurar
Deixe de ser egoísta
Com este canto machista
Vá baixando sua crista
Pois não vou lhe aturar
*
Em oito pés de quadrão,
Tomei minha decisão,
Fiz minha reclamação,
Pois o momento requer.
A mulher quer liberdade,
Pra cantar sua verdade
E ter na realidade
Seus louros como mulher!
*
Texto: Dalinha Catunda
Visite também: www.cantinhodadalinha.blogspot.com
www.rosarioecordel.blogspot.com

2 comentários:

  1. Dalinha,

    Como sempre lindo demais este protesto em cordel.

    PS: ´Vi agora o convite....Tomara que eu e Edison possamos ir!


    Beijos com carinho

    ResponderExcluir
  2. Sam,
    Gostaria muito que você fosse com Edison.
    O casal é a prova viva que a internet faz o cordel caminhar.
    Vou falar sobre o cordel nas novas mídias entre outras coisas.
    A apresentação de Rosário será na quinta e a minha na sexta e sabado, será minha plenária em homenagem a meu patrono Juvenal Galeno.
    Espero vocês por lá.
    Beijos
    Dalinha

    ResponderExcluir