Seguidores

sexta-feira, 11 de março de 2011

Desafio Dalinha X Rosário

 DALINHA X ROSÁRIO
Desafio entre Dalinha Catunda e Rosário Pinto
 *
ROSÁRIO PINTO
Convidei dona Dalinha
pra comigo pelejar
Para nesse Informativo
Uma peleja postar
Ela aceitou de pronto:
A peleja tá no ar.
.
DALINHA CATUNDA
Querida amiga Rosário
Amiga de confraria.
Onde canta seu José
Tem vaga pra Sá Maria
Por isso vamos testar
Se estamos em sintonia.
.
ROSÁRIO PINTO
Já que você aceitou
Meu convite pra cantar
Cantaremos as mulheres
Em seus cordéis a fiar
Na peleja também tem
Mulher a desafiar.
.
DALINHA CATUNDA
As mulheres desafiam,
Desde a sua criação.
Eva lá no paraíso
Provocou o tal Adão.
Ele caiu direitinho.
E dançou na sua mão.
.
ROSÁRIO PINTO.
Dalinha, pare com isto
Não é esta nossa prosa.
Aqui nestes nossos versos
Você só quer ser garbosa.
Mas este mundo tá cheio,
De mulheres talentosas.
.
DALINHA CATUNDA
Não fujo duma peleja
Tô pro que der e vier
Se eu quero ser garbosa,
É só porque sou mulher
E não venha me dizer
Que você também não quer!
.
ROSÁRIO PINTO
No Ceará conhecemos
As mulheres cordelistas
Publicando seus folhetos
Começando a dar nas vistas
Rimando com maestria
Nunca perdendo as pistas.
.
DALINHA CATUNDA
Você também tá na pista,
Na peleja virtual.
Pois o seu gosto por versos,
Nasceu lá em Bacabal
Juntinho com o seu pai
Lá no seu torrão natal.
.
ROSÁRIO PINTO
Esta sua afirmação
É verdade, verdadeira
Seu Hugo me ensinou
A gostar da brincadeira
Tomei gosto pelo verso
E isto não é besteira.
.
DALINHA CATUNDA
Sendo para ressaltar
Mulher e sua conquista.
Eu pego firme a estrada
Pra seguir a mesma pista.
Com mulheres no cordel
Um novo tempo se avista.
.
ROSÁRIO PINTO
Os poetas reconhecem
Belas métrica, oração.
As mulheres cantadoras
Cantam com o coração.
No litoral ou na serra,
Sobretudo no sertão!
.
DALINHA CATUNDA
Hoje já temos poetas
Apoiando a mulherada.
Pois elas já colocaram
Com firmeza o pé na estrada.
Cantando com maestria,
Desde coco à embolada.
.
ROSÁRIO PINTO
Quem diria, miga Dalinha,
Que pelejas eu faria
Você me incentivando,
Tempos atrás, eu temia
Que poetas descobrissem
A tamanha ousadia!
.
DALINHA CATUNDA
Você é tão importante
Em nossa literatura.
Catalogando cordel
E divulgando a cultura.
Se hoje faz os seus versos,
É porque tem estrutura.
.
ROSÁRIO PINTO
De tanto ler cordel,
De tanto catalogar,
Tomei gosto pelo verso,
E cultura popular.
Agora que tomei gosto,
Vai ser difícil parar.
.
DALINHA CATUNDA
E é assim que se fala
Ô querida amiga minha.
No rumo da poesia
Você faceira caminha
Para andar de braços dados
Com sua amiga Dalinha.
*
Versos de Dalinha Catunda e Rosário Pinto
Fotos do acervo de Dalinha Catunda.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário