Seguidores

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Presença da Academia Brasileira de literatura de Cordel na Paraíba

Academia Brasileira de literatura de Cordel na Paraíba
João Pessoa, 21 de agosto de 2010
A Academia Brasileira de Literatura de Cordel – ABLC, realizará a Sessão Plenária dia agosto, no próximo dia 21, em João Pessoa (PB),no Teatro Santa Rosa – que dispõe de 420 lugares, na Praça Pedro Américo – Centro, a partir das 15:00h.
A Plenária contará com as presenças do Presidente e do Diretor Cultural da Instituição, Poetas Gonçalo Ferreira da Silva e Chico Salles respectivamente, alem dos demais membros da ABLC, notadamente os Acadêmicos residentes no Nordeste, notadamente os Acadêmicos: Crispiniano Neto, Klévisson Viana, Sávio Pinheiro, Arievaldo Viana, Manoel Monteiro, Bule Bule, José Maria de Fortaleza, João Firmino Cabral e Pedro Costa;
A comitiva contará com a participação dos acadêmicos e beneméritos do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais: Mestre Azulão, Moreira de Acopiara, Madrinha Mena, Cícero Pedro de Assis, Antônio Araújo Campinense, Maria Rosário Pinto, Fernando Silva Assumpção, Marcus Lucenna e Olegário Alfredo.
Nesta data tomarão posse os novos acadêmicos:
João Dantas [João Crisóstomo Moreira Dantas] – que nasceu em 1954, na cidade de Nova Palmeira, antigo distrito de Picuí, (PB).É ator, autor e diretor teatral, produtor musical e poeta popular, compositor e pesquisador do folclore nordestino, radialista filiado a Associação Campinense de Imprensa e Associação Paraibana de Imprensa. Atualmente ocupa o cargo de Vereador 2004/2008 (mig.100@bol.com.br)
Beto Brito - Rabequeiro-nordestino, cordelista-brasileiro, nasceu em 1962, na cidade de Santo Antônio de Lisboa, (PI), na adolescência mudou-se para Picos, onde iniciou iniciou atuava como vendedor ambulante, no Mercado Central, quando estabeleceu contatos com violeiros e cegos cantadores, mágicos, romeiros, coquistas, emboladores de coco. Residiu em quase todas as capitais do Nordeste. Vive, hoje, na Paraíba, onde desenvolve sua arte; e,
José Walter Pires – poeta, dentre outras profissões, baiano de Ituaçu e atualmente residente de Brumado, no Sudeste da Bahia. Hoje, com muitos títulos publicados e com temática variada. Acaba de publicar em literatura de cordel, A história da Ordem dos Advogados de Brasil, Justiça sem burocracia e Código de Defesa do Consumidor. (fatorsh@brumadonet.com.br)
Nesta plenária serão homenageados com a Medalha Comemorativa de 22 anos da ABLC, os ilustres paraibanos José Neumanne Pinto, Oliveira de Panelas, Os Nonatos, Chico César, Vital Farias, Bráulio Tavares e o baiano Moraes Moreira.
A expectativa da Direção da ABLC, para esta segunda Plenária anual a se realizar fora da sua sede, no Rio de Janeiro, é de total sucesso, devido à experiência da Plenária de 2009, realizada em Fortaleza – CE. Pretende-se também, tornar parte das suas Plenárias anuais, itinerantes realizando-as de maneira rotativa em outros estados, notadamente nos estados que tenham parte do seu quadro Acadêmico residente, e nos estados que ofereçam apoio e infra-estrutura indispensáveis para a realização do evento.
Informamos ainda que o IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional abriu processo de Registro da literatura de cordel como Patrimônio Cultural Imaterial da Cultura Brasileira, solicitação feita pela Academia Brasileira de Literatura de Cordel - ABLC.

Nota da Coluna do Ancelmo Góis, em O Globo:
O Iphan deu a partida num processo para analisar o Registro da literatura de cordel como patrimônio cultural imaterial do Brasil. Eu apoio.

2 comentários:

  1. Maria do Rosário,

    esta plenária será de grande importância para a cultura nordestina com a presença de grandes nomes.


    Carinhoso beijo, amiga.

    ResponderExcluir
  2. Queremos parabenizar pelo site e aproveitar para convidar você a visitar nosso blog www.cordelirando.blogspot.com onde você poderá ler o mais recente cordel intitulado VISÃO DO "STF" SOBRE A LEI FICHA LIMPA.
    Um forte abraço!

    ResponderExcluir